
Enfrentando paradas frequentes por desgaste severo em calhas revestidas com borracha, um importante produtor de lítio em Minas Gerais buscou a expertise da Multotec Brasil para encontrar uma solução mais durável e eficiente. A resposta veio em forma de inovação: calhas revestidas com cerâmica de alto desempenho, projetadas sob medida com o apoio técnico da equipe global da Multotec.
Soluções sustentáveis para um futuro de energia limpa
O cliente, um dos principais produtores de lítio de rocha dura no país, abastece o mercado com concentrado de lítio de alta pureza, essencial para a transição energética e mobilidade sustentável no mundo.
Durante o processo de separação por meio de DMS (Dense Media Separation), o material altamente abrasivo danificava rapidamente os revestimentos de borracha, exigindo manutenção a cada 2 a 3 meses. Esse desgaste acelerado causava paradas não planejadas e elevados custos operacionais.
Engenharia sob medida para ambientes agressivos
Em busca de maior resistência e vida útil, a Multotec Brasil recomendou a substituição por calhas com revestimento cerâmico. Com excelente resistência à abrasão e ao impacto, além de uma superfície mais lisa que favorece o fluxo do material, as placas cerâmicas garantem maior eficiência no transporte dentro da planta.
O projeto contou com a colaboração técnica entre a equipe local e especialistas em revestimentos da Multotec África do Sul. Juntas, desenvolveram e instalaram calhas com revestimento cerâmico personalizado, produzidas na fábrica da Multotec em Pretória.
Foram revestidas 23 calhas com placas de alumina de alta pureza. Quatro profissionais sul-africanos passaram três meses no Brasil trabalhando lado a lado com a equipe local, promovendo troca de conhecimento, treinamentos práticos e capacitação, fortalecendo a expertise local e garantindo a sustentabilidade do projeto.
“Essa parceria entre Brasil e África do Sul foi essencial para o sucesso da instalação e também para o desenvolvimento técnico da nossa equipe local”, comenta Anthony Artin, Diretor da Multotec Brasil.
Resultados operacionais expressivos
A substituição trouxe ganhos notáveis: aumento significativo do tempo de operação, redução de paradas e menor custo de manutenção. As calhas que antes duravam apenas 2–3 meses, agora oferecem vida útil de 12–18 meses, uma melhoria de quatro a seis vezes.
Para manter esse desempenho, a Multotec segue oferecendo suporte pós-venda, incluindo inspeções mensais e auditorias completas para acompanhar o desgaste.
A parceria avançou para novas discussões: está em negociação um contrato de manutenção, que cobrirá tanto os revestimentos cerâmicos quanto outras soluções Multotec já instaladas na planta, como ciclones DMS, separadores magnéticos, bobinas desmagnetizantes e telas de peneiramento.
Além disso, o sucesso da iniciativa pode viabilizar a instalação de uma oficina local dedicada, fortalecendo ainda mais o atendimento técnico em todo o Brasil.
“Nossa fábrica de revestimentos na África do Sul produz entre 60 e 200 toneladas por mês de cerâmica, sendo que 80% são soluções customizadas para cada cliente”, destaca Jaco Erasmus, Gerente de Linings da Multotec.
Design inteligente e colaboração contínua
Como próximo passo, a Multotec Brasil apoiará o cliente na reformulação dos projetos das novas calhas utilizando os dados dos atuais padrões de desgaste para antecipar melhorias antes mesmo da aplicação do revestimento.
A iniciativa mostra que, além de fornecer soluções sob medida para ambientes de alta abrasividade, a Multotec reforça sua presença global com tecnologia de ponta, foco em eficiência operacional e compromisso com a sustentabilidade.
As soluções Multotec viabilizam uma produção de lítio mais eficiente e duradoura, contribuindo diretamente com a transição energética e a mobilidade verde.
03
04
05
06


Um produtor de lítio no Brasil substituiu o revestimento de borracha de seus chutes pelo revestimento cerâmico personalizado da Multotec, alcançando uma melhora significativa na vida útil contra desgaste.
As equipes da Multotec da África do Sul e do Brasil colaboraram, compartilharam melhores práticas, realizaram treinamentos e transferiram valiosos conhecimentos operacionais para garantir o desenvolvimento de habilidades locais e a sustentabilidade do projeto.


A Multotec revestiu 23 chutes no Brasil e irá redesenhar e revestir novos chutes utilizando os aprendizados dos padrões atuais de desgaste para melhorar a resistência ao desgaste.
A fábrica de revestimentos de desgaste da Multotec em Pretória, África do Sul, produz de 60 a 200 toneladas de cerâmicas padrão e sob medida, desenvolvidas por engenharia. .
Our engineers and metallurgists will help you process minerals faster and more efficiently.
Full range of process equipment
to optimise your mineral processing plant
Large stockholdings & fast delivery
of equipment and spares to support your plant
24-hour field services,
technical and maintenance support
Metallurgical & engineering support
to optimise your process and plant
