A Multotec desenvolveu uma linha de telas de borracha resistentes a chamas que se auto-extingue em menos de 60 segundos, reduzindo significativamente o risco de incêndio, risco a segurança da equipe, da usina e perda do valioso tempo de produção.
A Multotec respondeu a um desafio enfrentado pelos clientes de minério de ferro na Austrália, desenvolvendo uma solução de telas de borracha que elimina o risco de incêndios associados ao trabalho a quente próximoas telas.
Shawn Faba, Gerente de Produtos: Screening Media da Multotec, explica que, embora a solução tenha sido desenvolvida para atender aos rigorosos requisitos de desempenho e segurança do setor de mineração australiano, outras operações de mineração em todo o mundo também se beneficiariam de sua adoção.
As telas resistentes a chamas da Multotec foram desenvolvidos cientificamente em colaboração com instituições acadêmicas internacionais e fornecedores de matéria-prima. O produto foi testado em condições laboratoriais controladas, em testes de credenciamento certificados, bem como em vários locais em condições reais.
"Quando consideramos uma interrupção em qualquer ambiente de produção, o tempo de inatividade pode facilmente se traduzir em perdas de receita que chegam a milhões de reais. Por exemplo, na Austrália, as minas são orientadas por tonelagem, o que significa que um tempo de inatividade não planejado de duas horas pode significar a perdas financeiras significantes. Incêndios na usina podem paralisar módulos inteiros por semanas. As mineradoras da Austrália operam em campanhas - por exemplo, operam por três meses e depois fazem manutenção. Elas não param ao acaso.
"Nosso produto passou por testes rigorosos e foi confirmado que opera continuamente para se adequar às campanhas de paralisação existentes, atendendo aos requisitos rigorosos do setor de mineração. Garantir equipamentos de alta qualidade é essencial para minimizar o tempo de inatividade. Isso é especialmente benéfico para as usinas que operam 24 horas por dia, pois as interrupções podem ser caras e prejudiciais", afirma Faba.
"Para tornar as telas de borracha resistentes a chamas, modificamos a composição química das matérias-primas usadas na sua fabricação. No entanto, as telas resistentes a chamas podem ser usados sem comprometer a eficiência, em comparação com as telas de borracha convencionais", acrescenta Faba.
Ele observa que a Multotec se orgulha do fato de que suas telas de borracha resistentes a chamas foram aceitas internacionalmente e estão em uso nas usinas de processamento dos principais produtores de ferro do mundo. As telas resistentes a chamas podem ser usadas em diversas aplicações de peneiramento, tanto úmidas quanto secas.
"Embora atualmente forneçamos telas de borracha resistentes a chamas para aplicações de peneiramento de minério de ferro na Austrália Ocidental, essas telas também podem ser usados em qualquer aplicação relacionada a peneiramento. Eles podem ser amplamente usados em todas as aplicações de processamento mineral, como carvão, minério de ferro, cobre, platina, diamantes, manganês e zinco, entre outras."
Além de proporcionar o mais alto nível de segurança contra incêndios, os painéis resistentes a chamas da Multotec também aumentam o desempenho ideal de peneiramento e a disponibilidade da usina, estão disponíveis em borracha dura (PD70) e macia (PD45) e permanecem robustos e extremamente confiáveis sob as condições mais difíceis de mineração.